Missa Tridentina


Sobre

Esta forma, conhecida como 'extraordinária', é a mesma Missa que tem sido celebrada por toda a Igreja Romana ao longo de, pelo menos, 500 anos e ao contrário do que muitos dizem, não foi abolida após o Concílio Vaticano.

A MISSA
Cada vez mais tem sido celebrada no Brasil e no mundo a outra forma do mesmo Rito Romano da Missa que comumente participamos. Esta forma, conhecida como 'extraordinária', é a mesma Missa que tem sido celebrada por toda a Igreja Romana ao longo de, pelo menos, 500 anos, sem alterações significativas. Ao contrário do que muitos dizem, esta modo de rezar a Missa não foi abolido após o Concílio Vaticano. Pelo contrário, foi até mesmo encorajado recentemente pelo documento do papa Bento XVI "Summorum Pontificum", que dá também as instruções sobre como deve-se conduzir uma comunidade que deseja viver a espiritualidade própria desta verdadeira jóia da Liturgia. Este texto tem por finalidade explicar algumas características desse rito para que o interessado não 'caia de paraquedas' sem nada saber. Não pretendemos aqui esgotar o assunto, mas incentivá-lo a continuar pesquisando a respeito.


NA SÃO PAULO APÓSTOLO
A Missa acontece mensalmente em nossa Paróquia desde 2018, quando o sr. bispo D. Tarcísio confiou ao padre Ricardo a missão de atender aos fiéis da Diocese de Santos desejosos de vivenciar a forma extraordinária do rito romano.

SOBRE O SACERDOTE CELEBRANTE
O Pe. Dr. Ricardo de Barros Marques é sacerdote desde 1998, doutor em direito canônico pela Universidade Lateranense, e atualmente, entre outras funções que desempenha, é vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico de nossa diocese, professor da Universidade Católica de Santos e pároco da São Paulo Apóstolo.

PARTICULARIDADES
Aqueles que participam da Missa Tridentina pela primeira vez certamente perceberão diferenças no rito, que passam pelo idioma e alguns cânticos, vestes litúrgicas e até mesmo pelos gestos do sacerdote e do povo. Listaremos algumas destas características:

O IDIOMA
Apesar de a língua latina ser comum das duas formas do rito, manteve-se a exclusividade deste idioma na também chamada Missa Antiga. Nas Missas rezadas, o sacerdote faz as leituras, o Evangelho e a homilia em português.


A PARTICIPAÇÃO DOS FIÉIS
Erra aquele que pensa que os fiéis assistem de forma passiva esta forma do rito. As Missas rezadas normalmente são dialogadas, e o povo responde várias vezes ao sacerdote. No início é possível que se encontre alguma dificuldade para se pronunciar o latim, mas basta algumas Missas para que as frases saiam com naturalidade.

Um recurso a disposição na paróquia é o Missal do fiel, que contém todo o rito da Missa e as leituras de cada dia em latim e sua respectiva tradução em português. Desta forma, fica impossível que alguém diga que 'não dá pra entender a Missa', já que tal livro pode ser adquirido facilmente por qualquer leigo. Uma opção mais em conta também disponível em nossa igreja é o 'Ordo Missae', que não contém as leituras de cada Missa, mas o rito completo da Missa em latim e português.

Além destas ferramentas, também é possível aprender a participar da Missa Tridentina assistindo a diversos vídeos em sites como o Youtube e lendo livros sobre esta forma do rito. No mais, os fiéis também cantam, rezam e acompanham com atenção aquilo que o sacerdote realiza sobre o altar ou mesmo dedicam aquele momento a alguma devoção como o Santo Terço, se assim desejarem. Agora fica claro que o fiel só não participa ativamente de uma Missa Tridentina se não quiser.

SILÊNCIO
O silêncio é mais presente nesta forma do rito. O sacerdote em certos momentos faz as orações dirigidas diretamente a Deus em voz baixa, de modo que apenas os coroinhas ou, às vezes, nem eles, consigam escutar o que está sendo rezado. Este tempo de silêncio sagrado também auxilia os fiéis a se concentrarem para voltarem suas próprias orações silenciosas a Deus, juntamente com o sacerdote.

Isto vale para qualquer rito, mas não custa lembrar: dentro da Igreja se faz silêncio. Os fiéis da Missa Tridentina costumam ser muito zelosos a respeito do silêncio que se deve fazer dentro da Igreja. Por isso, se você for marinheiro de primeira viagem, a dica é guardar-se de qualquer conversa enquanto estiver dentro da Igreja antes, durante e depois da Missa. Por sorte nossa Igreja é dotada de diversos espaços externos muito aconchegantes, que podem ser usados pos aqueles que desejam conversar antes ou depois das celebrações.


COMO VOU A ESTA MISSA?
A dica vale para qualquer rito: use roupas modestas, que não mostrem partes do corpo em excesso. O ideal é que os fiéis usem na Missa sua melhor roupa. Antigamente essa melhor roupa era justamente chamada de 'roupa de Missa'. Para os homens, a dica é usar camisa social ou polo, calças sociais e sapatos e um casaco, blazer ou paletó, se desejar. Para as mulheres, vestidos ou camisa sem decote (sem decote não é enforcando, é o colo coberto), saia até próximo dos joelhos. Para um e outro: erra feio quem vai de bermuda, chinelo, roupa apertada que mostra curvas, etc.

Outro detalhe importante para as mulheres é que, aquelas vão comungar precisam estar com a cabeça coberta por um véu, lenço ou chapéu. Os véus costumam ser brancos para as moças solteiras e pretos para as casadas e viúvas, mas nada impede que as casadas usem azul, rosa, roxo, desde que não chamem mais atenção das pessoas do que os sinos. Temos véus à venda na paróquia.

TIPOS DE MISSA
Existem diferentes formas de se rezar a Missa, e cada uma delas é feita para momentos específicos. Conheças as principais:

-Missa Rezada: Quando falamos em Missa rezada, significa que o sacerdote não canta nenhuma oração própria daquela Liturgia, apenas reza, ou seja, recita. Essa orações próprias são o o intróito, no começo da Missa, a oração do dia, o ofertório, a coleta, a comunhão e a pós comunhão. Como não se canta o 'intróito' e outros cantos processionais, os fiéis podem responder certas orações junto com os coroinhas. Quando isto acontece elas são chamadas de Missas dialogadas. Este tipo de Missa normalmente tem hinos conhecidos em latim e vários cânticos em português. É a Missa comum, que é rezada quando não há nenhuma festa litúrgica.


-Missa Cantada: Nesta Missa o coro e o sacerdote cantam todas as partes próprias da Missa, as leituras, o Evangelho, o prefácio antes da consagração, o Pai Nosso e o coro entoa o Kyriale (Kyrie, Glória, Sanctus, Agnus Dei), o Alleluia e o Credo. Uma Missa dessas, com mais de 10 cantos, fica intencionalmente mais rica e normalmente é rezada em dias de festa e domingos. Nos domingos o coro também canta um cântico de aspersão enquanto o padre asperge os fiéis, antes do início da Missa.

-Missa Solene: Além da presença de todos os elementos da Missa cantada, a Missa Solene é feita por um sacerdote em conjunto com um diácono e um outro clérigo que faz as vezes de subdiácono. É um tipo mais raro de Missa, que é celebrada normalmente em solenidades e datas importantes.

CURIOSIDADE SOBRE O PAI NOSSO
Se você já está ensaiando o Pater Noster em latim para cantar na Missa Tridentina, tire o cavalinho da chuva. Apenas o padre reza ou canta o Pai Nosso. Os fiéis apenas respondem cantando ou rezando "sed libera nos a malo".

AÇÃO DE GRAÇAS
É comum que os fiéis, após o final da Missa Tridentina, não levantem logo e saiam correndo da Igreja. Isto porque, em maioria, permanecem por mais alguns minutos para fazerem sua ação de graças, ou seja, para agradecer a Deus pela Missa que assistiram.

Existem muitos outros pequenos detalhes que envolvem a celebração da Missa Antiga e que, certamente, você terá a oportunidade de experimentar por si mesmo. Esperamos recebê-lo aqui na Igreja em dia de Missa Tridentina, será uma alegria poder compartilharmos o momento mais sublime da vida da Igreja em um rito que, além de ser milenar, ajuda a rezar e é muito bonito. Nos vemos na Missa!

Texto por Bruno Arena Scarfidi, CM



Calendário